GAM- Grupo de Animação Missionária
BREVE HISTÓRICO
A experiência missionária, desenvolvida a partir das Obras dos SDB do Estado de São Paulo, surgiu como GAM (Grupo de Animação Missionária) no ano de 2001, em Piracicaba. Foi fundado por Salesianos e ex-alunos que já haviam participado das Semanas Missionárias que os Colégios Dom Bosco e Dom Bosco Assunção faziam desde 1999, nas férias de julho.
Esse projeto cresceu e tornou-se Inspetorial, no ano de 2003. Essa experiência quer ser presença de Deus, mediante o Carisma Salesiano, nas Dioceses e Paróquias do Brasil. Hoje, as Ações Missionárias que acontecem sempre no mês de janeiro, contam com mais de 250 jovens.
OBJETIVO GERAL
Fazer com que cresça a consciência missionária em nossa Comunidade e se Amadureça a responsabilidade de cumprir, com humildade, a proposta do Reino de Deus. Pedimos para que Deus nos envie sempre para a missão com os mais necessitados e que possamos, como cristãos, comprometermo-nos a dar sem esperar nada em troca.
DIAGNÓSTICO DA REALIDADE
Percebemos uma sociedade imersa no individualismo e consumida pelo capitalismo, no qual os jovens são explorados e consumidos. Comunidades desanimadas e perdidas por falta de motivação espiritual. Falta de uma Espiritualidade que possa dar sentido à Vida Eclesial e que aponte caminhos para uma realização satisfatória no seguimento de Cristo.
PLANO
A partir da realidade local, as reuniões são desenvolvidas da seguinte forma:
1º Semestre: Reuniões mensais.
2º Semestre: Reuniões quinzenais.
As datas são previamente estabelecidas em calendário, sendo que qualquer mudança na mesma é comunicada previamente. Para este semestre, pretende-se desenvolver estudos de temas ligados à experiência de grupo e à Espiritualidade Juvenil Salesiana
OBJETIVOS ESPECÍFICOS E METAS
- Integrar os jovens participantes no seguimento de Jesus, a partir de numa proposta missionária e evangelizadora, ajudando assim, a despertar no jovem a vontade de assumir o seu compromisso cristão, a exercitar suas qualidades de liderança e a experimentar e desenvolver seu protagonismo.
- Continuar o processo de animação do GAM, como uma esperança de continuidade e avanço com a juventude no trabalho missionário.
- Levar os jovens a compreender a importância da vivência comunitária, sendo o grupo um espaço para crescimento, amadurecimento, formação e realização pessoal e comunitária, criando laços de fraternidade, reconhecendo e valorizando a pessoa de cada um.
- Através da Ação Missionária, proporcionar aos jovens, por meio da prática do Anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo, a experiência de Deus em meio ao povo.
QUEM PODE PARTICIPAR?
- Jovens que irão concluir ou já concluíram o Ensino Médio e que já participaram ou estejam participando de algum grupo de Pastoral da Igreja.
- Jovens que irão concluir ou já concluíram o 2º ano dos cursos do CPDB (Centro Profissionalizante Dom Bosco) e que já participaram ou estejam participando de algum grupo de Pastoral da Igreja.
- Ex- alunos e mães (adultos) que já participaram ou estejam participando de algum grupo de Pastoral da Igreja
O QUE FAZEMOS?
Retiros, eventos (ligados ao colégio e também outros propostos pelos Salesianos.); romaria à Aparecida, FEST (Festival da Juventude Salesiana), momentos celebrativos, elaboração do Projeto de vida , Formações, Missão Jovem (com os jovens da Paróquia Dom Bosco – Vida Nova) e Ação Missionária (Janeiro). Para este semestre, pretende-se colaborar na catequese do Oratório da Escola São José.
- FINANCEIRO
A arrecadação dos fundos para as ações missionárias, reuniões e retiros, são realizadas, principalmente, através da venda de rifas e de doações.
ORGANIZAÇÃO DO GRUPO
- Assessor
- Coordenador e Vice Coordenador
- Secretário
- Tesoureiro
DIRETRIZES GERAIS DO GAM
1- Entrar no GAM
- Jovens que já terminaram o Ensino Médio;
- Jovens que tenham conhecimento da EJS ou já participaram de Semana Missionária Salesiana.
- O grupo só poderá existir com as orientações e aprovação do delegado para Missão da Inspetoria de SP.
- Obs: Jovens que desconhecem a Espiritualidade Salesiana e estão interessados em ingressar no GAM devem passar pelo processo de formação antes da Ação Missionária
7- Organização do grupo:
- Cada grupo deve ter Coordenador, Vice-coordenador, Tesoureiro, Secretário e Espiritual;
- Cada grupo deve ser assessorado por um SDB e Leigo delegado pelo responsável da Animação Missionária da Inspetoria;.
- A coordenação deve ser trocada a cada dois anos através de eleição
- Reunião mensal do Delegado inspetorial da Animação Missionária com os coordenadores dos grupos;
- Dois encontros anuais para estudo dos Documentos da Igreja.